segunda-feira, 2 de julho de 2012

ENIGMAS CORTANTES (os mistérios da palavra)


Olá curumim!

Desta vez você vai retirar duas brincadeiras deste caçuá. A primeira é ler um livro inteirinho em poucos minutos. Um livro de mentirinha, impresso em papel de mentirinha, feito por editora de mentirinha... Mas, no fim, vira brincadeira séria − que começa quando você toca a capa (abaixo) com o mouse. Clicando na contracapa, começa tudo de novo!

A outra, que se confunde com a primeira, é um desafio: descobrir o nome da ave a que se refere o poema Enigmas Cortantes. Para participar dessa brincadeira, que pode ser individual ou em grupo, é muito simples: leia a primeira estrofe e – pimba! – diga ou escreva o nome da ave ou desenhe-a; não conseguindo, tente na segunda estrofe e assim por diante. Se na quinta estrofe você ainda não descobriu o nome ou as feições da ave, vá para a página seguinte, em que aparecem várias opções de nomes. Dessas, sete opções, que são seus nomes populares (os mais usados em várias regiões do Brasil), levam às páginas finais, ao fim do mistério.

Mas não conte para os outros o final, para que a brincadeira não perca a graça! Vamos lá?






___________________________



Sugestão aos mestres

Orientem a turma a escrever, em um pedaço de papel, o nome da ave à medida que o “livro” é lido. A primeira rodada será a leitura da primeira estrofe, seguida da entrega das respostas. A segunda rodada corresponderá à segunda estrofe e segunda tentativa, e assim por diante, até a quinta estrofe.
É provável que comunidades em beira de praias e rios brasileiros consigam resolver o enigma após a leitura da segunda estrofe, porque provavelmente avistam a ave na região, se identificam com ela. Não conseguindo, com certeza chegarão à resposta correta ao clicarem em uma das sete opções válidas, na página seguinte à quinta estrofe. Como o erro permite ao leitor retornar à página anterior, todos conseguirão, no final.

Ficha técnica desta brincadeira literária

Programação em flash, consultoria: Edy Wilson (projetos TIC Biologia e InterCiências, UFMS)
Coordenação pedagógica: Marilyn Matos (projetos TIC Biologia e InterCiências, UFMS)
Concepção da brincadeira literária, poema e foto: Paulo Robson de Souza/UFMS
Estagiários do projeto InterCiências/UFMS (biologia): Suelen Sandim e Urielton Martins Monteiro
Coordenação do projeto InterCiências/UFMS: Carla Cardozo Pinto de Arruda (biologia) e Ricardo Ribeiro dos Santos (coordenação geral)