domingo, 4 de dezembro de 2016

FIASCO MUSICAL-TECNOLÓGICO



Ensaiei “Primaveril” a manhã inteira, a parte tocada pela flauta, mas à noite deu tudo errado. O maior fiasco pessoal dos últimos anos, essa brincadeira que fiz de gravar uma música ao vivo diante dos alunos, usando somente o Audacity (um programa de edição de áudio) e o notebook, para demonstrar quão fácil, amigável e caseiro é este programa. 
Tudo começou com uma escolha errada do andamento da música Greensleeves (pelo metrônomo do programa), o que me levou a uma percussão horrível, pandeiro ridículo (deveria ter levado a percussão pronta!); tão ruim e incompleta que me desconcentrou na hora de tocar a primeira voz (flauta doce), que por sua vez gerou apitos e risos, meus e da turma, na hora de tocar a segunda voz.
Diante dessa base mais inconsistente que areia movediça, a aluna-cantora Cleide Oliveira (que tanto ensaiou, após meu pedido de véspera) teve de improvisar, e foi quem salvou a “performance”.  Tanto ensaio para nada, porque me faltou a escolha de uma providência caseira ― que seria gravar uma base antes, a própria percussão, quem sabe “garantir” a segunda voz de flauta, pelo menos.
Bem, que essa “aula” sirva de lição à turma de Tecnologia da Informação para o Ensino de Biologia, a TIC Biologia, algo do tipo “mesmo que fique ridículo, faça. Melhor que não fazer nada.” Ou: “todo ensaio vai por água quando o começo da apresentação for mal dimensionado”. Ufa! Preciso me apegar a alguma justificativa urgentemente...

Paulo Robson de Souza

26.3.14
Da série Poesia Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário