domingo, 9 de agosto de 2015

TOCA-DISCOS: CONSERTA-SE

(Especial para Pescadores de Pérolas... Musicais / Facebook)


Neste domingo agi como minha mãe que, sem nada entender de fios, eletrônica e afins, nos anos 70 abria o velho ferro de passar para dar-lhe um jeito. Ousada, dona Santinha até hoje nunca diz “não sei consertar”, mas “não sei, mas posso tentar”. Meu pai Jaime também é assim, prático e destemido aventureiro para com os aparelhos defeituosos.

Incomodado após ouvir muito mal um “bolachão” da melhor qualidade, por causa de defeitos do toca-discos, nesta manhã enchi o peito de “donassantices” e, cuidadosamente, retirei o prato giratório para consertar o velho aparelho. Aliás, velho incômodo, confesso: há anos sua rotação está baixa, fazendo com que a voz de Ney Matogrosso pareça a de Maria Alcinda, de tão grave, lembrando a velha piada do Renato Aragão.

O medo de consertá-lo na base da tentativa-e-erro advinha do perigo de a polia se romper. Feita de borracha frágil e delgada, envolve o perímetro do prato e o eixo do motorzinho, fazendo com que o prato gire e, por conseguinte, o disco de vinil nele assentado. Uma coisinha tão simples, está fora de linha desde o advento do CD, embora seja uma quase alma das vitrolas.

Passado o clima de suspense, bastaram duas gotas de óleo no eixo do motor para pôr fim ao atrito que emperrava o mecanismo, não sem antes limpar a graxa velha que mais parecia visgo de jaca. Maior dificuldade foi encaixar a polia no eixo do motor sem que ela se soltasse do prato giratório, o que consegui esticando-a com um pedaço de fio dental, já que o eixo fica quase que totalmente escondido à medida que o prato é assentado.

Para minha surpresa, não apenas o toca-discos voltou às 33 rotações, como também ─ sei lá porque ─ o braço da agulha passou a retornar ao suporte de descanso depois de percorrer o LP, e agora o aparelho é desligado automaticamente.

Comemorei o “grande feito” ouvindo um LP inteiro de Ney Matogrosso. Que, por coincidência, tem um sugestivo título: Destino de Aventureiro.
 
Paulo Robson de Souza
12.10.14




4 comentários:

  1. Isso me pareceu muito com alguém que bem conhecemos... Não podia ver nada que precisasse de um "jeitinho" que logo se prontificava. Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Zielma! Grande pessoa que se foi... Saudades do mestre. Abração.

      Excluir